Dia do Administrador - data de assinatura da Lei n° 4.769, de 9 de Setembro de 1965, que criou a profissão. |
Por que esta data?
Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a Lei n° 4.769, que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil.
O que faz um Administrador?
O administrador é aquele profissional que planeja o futuro das organizações, organiza coordena suas equipes e ações; e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, atender as necessidades dos investidores, clientes e conseqüentemente, da sociedade em geral.
Dentre as mais diversas habilidades empresariais, os profissionais de administração devem saber utilizar princípios e técnicas buscando soluções para todo tipo de problema administrativo, devem também saber lidar com pessoas de forma eficiente, negociando e solucionando conflitos.
Qual a sua importância?
Estes profissionais possuem uma importância imensurável na sociedade brasileira e mundial. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento pleno das organizações, o progresso das economias e mercados, o aumento das receitas e muito menos o desenvolvimento mundial das nações. O que está diretamente ligado a geração de empregos para outros tantos profissionais . Onde, em um cenário sem administradores poderia gerar um caos social sem tamanho, além de permitir que grandes empresas fossem geridas por pessoas sem a qualificação mínima necessária.
Já em 2005, Stephen Kanitz, administrador pela Harvard, previa um crescimento importante desta profissão, no Brasil e no mundo, e dos rumos que ela tomaria no futuro, veja:
“Administração já é hoje a profissão mais freqüente deste país, com 18% dos formandos. Antes, nossos gênios escolhiam medicina, direito e engenharia. Agora escolhem medicina, administração e direito, nessa ordem.
Há dez anos tínhamos apenas 200.000 administradores, e só 5% das empresas contavam com um profissional para tocá-las. O resto era dirigido por “empresários” que aprendiam administração no tapa. Por isso, até hoje 50% das empresas brasileiras quebram nos dois primeiros anos e metade de nosso capital inicial vira pó.”
Stephen Kanitz
Por estes, e tantos outros motivos é que a profissão de Administrador precisa ser respeitada e tratada como merece, por toda a sua importância e representatividade no contexto social e econômico de um país. Afinal:
"Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".
O emblema da profissão
Clique aqui para ver um vídeo ao administrador Clique aqui para ver uma homenagem ao administrador |
Nenhum comentário:
Postar um comentário