As redes sociais estão em alta nas empresas brasileiras, de acordo com um estudo realizado pela fabricante de softwares McAfee. Junto com Espanha e Índia, o Brasil está entre os países que mais fazem uso de aplicativos contidos em sites como Facebook e Twitter.
A McAfee fez um levantamento em 17 países e constatou que, em todos, mais de 75% das empresas utilizam ferramentas da chamada web 2.0 para os negócios. No caso de Brasil, Espanha e Índia, esse índice passou dos 90%, informa a BBC Brasil.
No geral, três entre quatro empresas disseram que o uso das redes sociais ajuda a ganhar dinheiro. Já no Brasil, nove a cada dez lucram com esses sites – o mesmo patamar alcançado nos Emirados Árabes Unidos, na Índia e no México.
Os bons números, no entanto, se devem a uma pressão sofrida exclusivamente no Brasil e na Índia pelo uso das redes como ferramenta de trabalho. De acordo com a pesquisa, 58% das empresas brasileiras disseram que o mercado as pressionou a adotar esses sites no dia a dia. Para a consultora brasileira Vanda Scartezini, que foi ouvida pela McAfee, o fato de os brasileiros “amarem” novidades ajuda a impulsionar as ferramentas 2.0. A analista Charlene Li ressaltou que a crescente demanda empresarial por redes sociais reflete seu uso nos países.
Mas o estudo revela uma contradição: enquanto os empresários usam sites como Facebook e Twitter cada vez mais para fazer negócios, eles mesmos proíbem seus funcionários de acessar os sites. Quase metade das empresas bloqueiam o acesso ao Facebook; mais na Espanha e Itália, onde 60% dos empresários são contra seu uso no horário de trabalho. O Brasil está entre os mais liberais, junto com Alemanha e Japão, países onde a proibição ao site de Mark Zuckerberg não chega a atingir um terço das empresas.
Redação Adnews
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