quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um bom cenário das mídias sociais nas empresas


As 302 companhias respondentes à pesquisa “Mídias sociais nas empresas”, realizada pela Deloitte Touche Tohmatsu, trouxeram um cenário bem aderente ao que tenho observado e vivido em projetos pelo mercado. E por esta razão, eu pincei algumas informações muito relevantes para entender o momento das mídias sociais no Brasil.

Serviços, varejo, bens de consumo, transporte, tecnologia, mídia e telecomunicações respondem por 77% das empresas que utilizam e/ou monitoram mídiais sociais, fato indiscutível se analisarmos as campanhas que mais ganharam notoriedade nos últimos anos.

Um dos pontos interessantes da pesquisa foi a geração de um ranking das iniciativas das empresas em mídias sociais:

1.Ações de marketing e divulgação de produtos o serviços (83%)

2.Monitoramento da marca ou mercado (71%)

3.Vendas ou captura de oportunidades (46%)

4.Suporte ao cliente, fornecedores ou parceiros de negócio (43%)

5.Gestão do conhecimento (40%)

6.Identificação de talentos para contratação (25%)

7.Integração interna ou suporte a equipes (23%)

8.Desenvolvimento de produtos ou inovação por meio de colaboração (17%)

9.Outros (9%)

“Se isolarmos as empresas que usam mídias sociais ativamente e, ao mesmo tempo, não monitoram a rede, nota-se que 29% delas se encaixam nesta situação. Isto é uma forte evidência de que as empresas podem ter adotado as mídiais sociais seguindo a moda ou sem se preocupar com as informações provenientes do mercado”, conclui a pesquisa.

E por que as empresas monitoram as mídias sociais?

1.Busca por um ou mais benefícios prometidos [pelas mídias sociais] (54%)

2.Repercussão dada pela imprensa e nas próprias mídias sociais sobre o tema (35%)

3.Reclamações sobre a empresa feitas por clientes nas mídias sociais (8%)

4.Uso por concorrentes (4%)

Qual o objetivo ao utilizarem as mídias sociais? [top 10]

1.Aumentar a reputação da marca (85%)

2.Gerar mais marketing boca-a-boca (82%)

3.Criar vantagem competitiva (59%)

4.Aumentar a fidelidade do cliente (57%)

5.Aumentar as vendas (55%)

6.Inovar o modelo de negócios (53%)

7.Trazer idéias de fora da empresa (50%)

8.Melhorar o relacionamento com parceiros de negócios (43%)

9.Potencializar o sucesso de novos produtos (41%)

10.Melhorar a qualidade do suporte ao cliente (38%)

Como as empresas mensuram as iniciativas de mídias sociais? [top 10]
1.Número de usuários, usuários ativos, visitantes ou visitantes recorrentes (71%)

2.Visualização de páginas (63%)

3.Frequência de visitas (59%)

4.Tempo de permanência no site (52%)

5.Taxa de crescimento de usuários (49%)

6.Número de pessoas que enviam e-mail ou mensagens (48%)

7.Frequência de postagens (45%)

8.Citações ou links em outros sites (41%)

9.Aumento de número de buscas por sua empresa (40%)

10.Número de pessoas que recomendam sua empresa (32%)

Mas se as mídias sociais parecem ser a bola da vez, por que as empresas impedem o sucesso de seu uso? [top 10]

1.Falta de tempo para gerenciar mídias sociais ou comunidades (49%)

2.Dificuldade para fazer com que as pessoas participem (38%)

3.Falta de conhecimento em gestão de mídias sociais (31%)

4.Dificuldade para fazer com que as pessoas continuem usando e se relacionando (25%)

5.Dificuldade para atrair usuários (24%)

6.Dificuldade para encontrar pessoas com perfil e qualificadas para tocar as iniciativas (24%)

7.Obtenção de dinheiro para continuar investindo em melhorias (23%)

8.Relutância dos gestores em compartilhar informação (21%)

9.Falta de compromentimento da alta liderança da empresa (14%)

10.Não aplicável (12%)

Foi realmente gratificante ver a blocagem dos temas de forma tão organizada, porém o mercado mostra-se bastante volátil ainda e, certamente, os resultados sofrerão alterações, à medida que a maturidade fincar sua bandeira nas empresas.

Fonte: Social media club

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