O Procon-DF divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com listagem das empresas que mais resistem em resolver o problemas dos consumidores
Agora, confira as respostas das 10 empresas que lideram o ranking . Se me permitem uma observação, os senhores poderão constatar que algumas empresas consideraram os números baixos pois estabeleceram comparação com a base nacional de clientes. Assim, é injusto pois estamos falando apenas do Distrito Federal. Então, façamos seguinte: vamos aguardar a divulgação do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que reunirá as queixas registradas em todos os Procons do país que resultaram em abertura de procedimento administrativo para aplicação de multa. Ou seja, que não foram resolvidas na fase de conciliação e, às vezes, nem no final do processo, obrigando o consumidor a recorrer à Justiça. O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas deverá ser anunciado daqui a 60 dias pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.
Banco do Brasil
“O Banco do Brasil informa que já iniciou negociações junto ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) para reduzir o nível de demandas de seus clientes nos Procons.”
Bradesco
“É permanente o trabalho do Bradesco no sentido de aperfeiçoar a qualidade do atendimento, produtos e serviços. Todos os apontamentos são acompanhados de perto pela Ouvidoria do banco, que sempre esclarece a manifestação ao cliente ou usuário”.
Claro
“A Claro informa que, considerando os mais de 1,6 milhão de assinantes que a operadora – líder de mercado no Distrito Federal – possui no DF, as 34 reclamações fundamentadas, registradas durante o período de 1º de setembro de 2009 a 31 de agosto de 2010 no Procon do DF, significam 0,002% do total da base de clientes da empresa. A Claro ressalta ainda que, no ranking das reclamações fundamentadas, o seu índice de atendimento é de 67,6%, portanto, apenas 11 de seus mais de 1,6 milhão de assinantes não se consideraram satisfeitos. A operadora respeita o trabalho desenvolvido pelo Procon e reafirma seu compromisso com a qualidade do serviço prestado e com a sociedade.”
Itaú Unibanco
“A posição do Itaú Unibanco no ranking do Procon DF é incômoda para a instituição, apesar de refletir sua grande participação de mercado nos setores mencionados. O Itaú Unibanco considera que ainda há muito por fazer e mantém o compromisso público com a melhoria do atendimento, de acordo com as expectativas que seus clientes esperam e merecem”.
Oi
“A Oi esclarece que mantém um programa contínuo de melhoria de qualidade de seus serviços e, para aumentar a eficiência no relacionamento da companhia com os consumidores, implementou cinco frentes de trabalho considerando modelo de atendimento, gestão e pessoas, informacional, tecnologia e processos. Além disso, a empresa destinará, ao longo dos próximos três anos, cerca de R$ 450 milhões para um programa de transformação e integração de sistemas tecnológicos.
Este ano, a Oi também criou a Diretoria de Relacionamento com clientes, ligada diretamente ao presidente da companhia. Essa nova diretoria agregou em uma única área todos os processos relacionados ao aprimoramento da qualidade no atendimento ao cliente. A empresa prevê investir, em 2010, de R$ 3 a R$ 4 bilhões na sua operação, incluindo os recursos para expansão, manutenção e melhoria da qualidade de seus serviços e processos.
Algumas das melhorias já implementadas foram a redução do tempo da recarga nos telefones móveis pré-pagos e de entrega de chips; otimização do processo de portabilidade; priorização de janelas de manutenção durante horário de baixa utilização dos serviços; revisão dos indicadores de qualidade relacionados ao atendimento, além da reavaliação do portfólio de serviços priorizando ofertas simplificadas para melhor entendimento do consumidor.”
TIM
“A TIM trabalha, constantemente, para reduzir o número de reclamações, firmando um relacionamento de compromisso e credibilidade direta com seus usuários. A empresa vem desenvolvendo ações preventivas, inclusive junto aos órgãos de defesa do consumidor, para reduzir e solucionar as demandas dos clientes. A operadora entende que trabalhos como os realizados pelo Procon-DF são importantes, pois mensuram a satisfação dos consumidores e ajudam a traçar estratégias de melhoria. A preocupação da empresa em solucionar as demandas não pode ser refletida pela análise do número de reclamações de forma isolada, devendo ser considerado na avaliação dos resultados a extensa base de usuários e a intensa utilização dos serviços da empresa. Uma análise isolada também não considera a posição mais conciliadora que temos adotado no atendimento das demandas, em particular nos últimos meses, sustentada, inclusive, por compromissos firmados junto ao DPDC”.
Vivo
“A Vivo entende a importância que a conexão possibilitada pela prestação de seus serviços tem para seus clientes, e ressalta que trabalha incessantemente para aprimorar sua infraestrutura e processos de atendimento ao consumidor. No Distrito Federal, segundo o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon- DF, a Vivo apresentou diminuição no número de reclamações registrados no ranking de 2009.
Já em relação aos indicadores do órgão regulador das telecomunicações no país, Anatel, a Vivo é uma das empresas com o menor número de reclamações. A companhia é reconhecida, segundo o Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) também da Anatel, como a operadora nacional que apresenta o maior grau de satisfação dos consumidores no acumulado de 2009 e primeiro semestre de 2010. A avaliação é feita com base em diferentes indicadores, como prazo de atendimento das notificações feitas pela Agência, número de reclamações e pendências não atendidas nos últimos 12 meses.
A operadora cumpre os itens vigentes no Código de Defesa do Consumidor e promove intensivos investimentos em infraestrutura e serviços, a fim de tornar o atendimento em suas lojas e pontos de contato mais próximo e eficaz.”
BV Financeira e NET
- O Blog não recebeu respostas das empresas até o momento
Fonte: blogdoconsumidor
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