Na esteira dos aplicativos e serviços que usam ferramentas de geolocalização, como Foursquare, Twitter e, mais recentemente, Facebook, o Geocaching é um jogo social, espécie de caça ao tesouro, que usa coordenadas GPS --um trunfo dos defensores da ideia de que tecnologia pode servir como ferramenta de interação social e estimular a exploração das cidades.
O vídeo abaixo explica como funciona o site Geocaching.com, usado para compartilhar as descobertas do jogo social.
A ideia básica é localizar pacotes escondidos, chamados de geocaches, e compartilhar as descobertas em sites especializados.
Para começar o jogo, é só acessar o site e fazer um cadastro. O serviço pede seu CEP para localizar geocaches próximos --basta escolher um da lista, incluir as coordenadas no seu dispositivo com GPS e começar a procurar.
Existem vários tipos de tesouro. Em alguns, dentro do pacote há apenas outras coordenadas para a localização real do geocache. Em outros, você deve resolver uma charada para desvendar o esconderijo do pacote.
Dentro dos recipientes o explorador sempre encontra um diário, onde ele pode registrar data e hora da descoberta. A regra é: se você pegar um objeto, coloque outro no lugar para que a brincadeira possa continuar.
O conteúdo dos pacotes é muito diverso: presentes engraçados, câmeras fotográficas descartáveis, CDs e DVDs são apenas alguns exemplos.
Fonte:\.folha.uol
Acompanhe outros posts do RenatoBul na barra lateral =>
Este tipo de aventura por coordenadas de GPS já existiram em SP 8 anos atrás, mas agora impulsionado pelas Midias Sociais acredito que obterá sucesso!
ResponderExcluir