SÂO PAULO - Nesta sexta feira 29, na agradável compania dos amigos Fábio e Armando tivemos a oportunidade de visitar o Salão do Automóvel 2010. Entre uma conversa e outra, os pensamentos e raciocinios viajavam mais velozes que as maquinas e motores que disputavam os visitantes com apelos incriveis dos marketeiros de Stands.
Destaques para um helicóptero Robinson 44 (R44) literalmente Tunado e sonorizado.
O Instituto Airton Senna com estande em homenagem aos 50 anos do piloto. Neste local, olhei para os meus amigos frente a este estande e percebi que eu não estava emocionado sozinho, o Armando inclusive fez diversos cliques neste local.
Mas entre toda a diversidade dos desejos ali expostos, além dos tradicionais carros de luxo, alguns com preços exorbitantes, como o Bugatti Veyron, que custa R$ 9 milhões, podemos notar as apostas futuras das montadoras em veículos elétricos e híbridos.
O evento segue a tendência das feiras internacionais e tem como apelo os carros verdes, menos poluentes e mais econômicos.
Sustentabilidade
A maioria dos estandes trouxe alguma alusão ao meio ambiente para mostrar o esforço que o setor vem fazendo no mundo todo para diminuir o papel de vilão do automóvel na emissão de poluentes.
Embora considerem que o motor flex é a alternativa mais viável atualmente no País, as empresas começam a trazer das matrizes os modelos híbridos (com motor elétrico e a gasolina/diesel) e os puramente elétricos.
Entre as versões híbridas importadas estão o Fusion, da Ford por R$ 134 mil, o BMW Série 7, que deve custar cerca de R$ 650 mil e o Mercedes-Benz S400, já à venda por R$ 430 mil. Porsche e a chinesa JAC com os modelos Cayenne e J5 para testar a aceitação do público.
Na linha dos elétricos, o Nissan Leaf – modelo que começou a ser produzido em série no Japão que poderá ser exportado para o Brasil–, o 620, da chinesa Lifan e o Mitsubishi i-MiVE, que na semana passada foi mostrado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Toyota apresenta o Prius Plug-in, o subcompacto elétrico FT-EV e o superesportivo FINE-S, alimentado por célula de hidrogênio.
Outra coisa interessante foram as Bikes sobre os veiculos que não faltaram, na verdade, as montadoras estão colocando suas marcas nas bicicletas, na tentativa de atingir o publico esclarecido ali presente: geração saude aliada com alternativas anti-poluição.
A Bike da volkswagem postada neste blog alguns meses atrás (confira aqui) tambem estava presente.
A Bike da volkswagem postada neste blog alguns meses atrás (confira aqui) tambem estava presente.
Para garantir atenção na onda verde, expositores ligados à cadeia produtiva da cana-de-açúcar participam pela primeira vez do salão e vão mostrar o "labirinto canavial". Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o estande conta com telas intuitivas, um cinema 3D e exposição de como funciona o motor flex, que usa etanol ou gasolina.
Dados baseados em texto de Cleide Silva OESP
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