terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mídias sociais nas empresas: Código de Conduta



É fato que a cada dia cresce o número de empresas presentes nas mídias sociais. Porém, crescem também o número de empresas que têm enfrentado problemas devido ao mau uso da Internet por seus funcionárias. Mas, quantas empresas estão preocupadas com a política de uso de redes sociais e o devido treinamento que dão a seus colaboradores?Não cabe ficar citando aqui, mas já aconteceram inúmeros “casos fail” nas mídias sociais de empresas que não souberam instruir seus funcionários da mehor maneira de utilizar redes sociais e com isso as próprias marcas acabaram pagando o preço. É preciso treinar todos os colaboradores quanto ao uso consciente das mídias sociais e passar para todos a estratégia que a empresa adota como Marketing Digital, bem como seus objetivos e metas.
Para facilitar, a empresa pode optar por fazer um código de conduta profissional e assim transmitir informação a todos. Este código deve explicar em linguagem simples por que os funcionários devem ou não agir de certa maneira, contendo exemplos do que pode ou não pode ser feito. Ainda, o código deve ser coerente com a cultura e valores da empresa e não deve substituir jamais o treinamento aos funcionários. Todos devem ser instruídos não só sobre como utilizar as mídias sociais da empresa, mas como manter suas redes sociais pessoais de forma coerente com seu trabalho e de maneira que não afete a imagem da empresa e não transmita informações que pertencem apenas ao ambiente empresarial.

A empresa precisa de uma política contínua de uso das mídias sociais, bem como de um monitoramento sobre como os funcionários estão lidando com tal código de conduta e claro, com as mídias sociais. Ao encontrar alguma ação inadequada por parte de um funcionário a empresa precisa identificar o que será feito e como deverá lidar com a situação. Caso ela tenha que tomar uma medida mais drástica, a empresa pode aproveitar e instruir todas as outras pessoas sobre a situação, esclarecendo exatamente o que aconteceu.

É importante ainda manter um canal onde todos os funcionários possam tirar dúvidas sobre a utilização das mídias sociais e sobre o próprio código de conduta. O canal deve ser dinâmico e rápido, pois de nada adianta o funcionário enviar uma dúvida que não será respondida. A empresa pode aproveitar este canal para manter uma interação entre os participantes e compartilhar informações relevantes sovre o assunto.
O ideal é fazer com que os colaboradores entendam as consequências envolvidas com algumas atitudes incorretas nas mídias sociais e como é interessante para ele e para a empresa saber como utilizar as mídias sociais da melhor maneira possível.
Fonte: .i9socialmedia


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