Há alguns anos, quando falávamos sobre redes sociais - ou mais especificamente o Orkut (que era a rede predominante na época) - a maioria das pessoas achava uma perda de tempo, que eram desnecessárias, coisa de adolescente ou apenas para diversão. Em pouco tempo essa percepção foi totalmente alterada.
Podemos comparar a entrada das redes sociais com a entrada do celular na vida das pessoas. No começo muita gente jurava que nunca precisaria de um celular, e que era o “fim dos tempos” ter que andar com o telefone no bolso. Hoje em dia, a grande maioria dos brasileiros não consegue mais viver sem o seu aparelho.

Muitas empresas me questionam se devem ou não liberar o acesso às redes sociais na empresa, e digo que deve ser proibido apenas se sua empresa revista os funcionários e proíbe a entrada de celular. Caso contrário, tem de estar liberado! Rede social é parte da vida e do tempo de todo mundo, ajuda a impulsionar muitos negócios, gera networking, contrata pessoas, busca informações, ajuda a pessoa a relaxar, a se comunicar, etc.
Na minha visão, as empresas e você precisam se preocupar como o uso consciente da ferramenta, ou do contrário, a má utilização poderá matar sua produtividade por completo. Se mesmo assim achar que deve bloquear, então use um meio termo: libere nos horários pré e pós-expediente.
Dicas sobre como não perder tempo com as redes sociais:
Participe de redes sociais relevantes
Você não precisa estar em 10 redes sociais, selecione as mais relevantes e que tenha o maior número de pessoas conectadas a seus objetivos. Eu participo apenas de 4 redes (atualizo pessoalmente): Twitter, Facebook, LinkedIn, Orkut, o resto não me agrega.

Desabilite os avisos de recados e mensagens
Configure suas redes para não ficar te avisando, apitando ou enviando e-mails a cada nova mensagem ou scrap que você receber. Se você visualizar todos os avisos, vai perder um tempo que você nem imagina e o que os olhos vêem, a curiosidade não consegue controlar, não é?

Tenha horários
Assim como no e-mail, nada de ficar com a rede aberta toda hora. Defina horário ou dias para atualizar e olhar suas redes. Costumo olhar minhas redes sempre de noite ou aos domingos. O twitter, quando estou na empresa, vejo três vezes por dia e olhe lá.

Utilize Softwares
Existem milhares de programas que ajudam você a atualizar suas redes sociais de forma simples e integrada. Recomendo o Tweetdeck, ele integra todas as minhas redes, ou seja, basta escrever uma vez para todas as redes serem atualizadas. O Echofon para Firefox também é excelente. Para celulares existem diversos, basta dar uma pesquisada para encontrar algum com a sua cara.

Dica para o twitter
Como o twitter está na moda, a minha dica é: siga poucas pessoas, mas com conteúdo relevante. Se você seguir muita gente não deve estar usando o twitter como fonte de conhecimento e provavelmente ele não deve estar agregando muito valor ao seu dia-a-dia, pois acaba tendo tantas mensagens que dificilmente você vai ver.
Redes Sociais é a invenção mais nerd que deu mais certo no mundo dos “pops”! Impossível viver sem, mas não se perca por causa dela, saiba usá-la com sabedoria e não jogue seu tempo no lixo!
Créditos: Christian Barbosa
Gostaria muito de ouvir seus comentários abaixo:
Tambem há outros posts na lateral >>
Muito boas a matéria e as dicas Renato! Sou assessor da Diretoria de Marketing da ADM Soluções, Empresa Júnior de Administração da UECE, e estamos revitalizando nossas mídias sociais! Atualmente utilizamos Orkut, Twitter e Blog, e quando assumimos a gestão da empresa, elas eram quase que inutilizadas. Suas dicas serão muito válidas!
ResponderExcluirDesde já peço sua permissão para expor a matéria no quadro interno da ADM Soluções.
parabéns e obrigado!
Rômulo Bandeira
Consultor em Marketing - ADM Soluções
(85)3101-9936 / (85)8855-9602
Adorei essa matéria e concordo plenamente: sabendo usar, as redes sociais abrem portas. Pena que nosso povo brasileiro não seja educado a fazer bom uso dessas ferramentas.Acredito que o que acontece de ruim por intermédio das redes sociais é culpa da falta de educação da população e não pela existência das redes.
ResponderExcluirKlébia Karina
Agente Local de Inovação - Natal/RN
Sou um trintão com os dois pés na geração Y. Uso Android, TweetDeck, TweetCaster no celular e Facebook. ENtendo que deveria sim ser liberado o acesso às Redes Sociais nas empresas, mas é claro que com bom senso. O YouTube nada agrega ao trabalho e deve sim ser bloqueado e, networking é sempre bem vindo.
ResponderExcluirUma rede que eu gosto muito também e você não mencionou é o 4sq (leia-se Foursquare), pois permite que você e seus amigos se encontrem ou mesmo troquem dicas sobre lugares. Recomendo!
Agora, desabilitem os avisos nos celulares, pois ficar trabalhando com um telefone que apita a cada 3 minutos não é nada elegante no escritório.
Abraços,
Léo