sábado, 9 de outubro de 2010

Como não perder tempo com as redes sociais


Há alguns anos, quando falávamos sobre redes sociais - ou mais especificamente o Orkut (que era a rede predominante na época) - a maioria das pessoas achava uma perda de tempo, que eram desnecessárias, coisa de adolescente ou apenas para diversão. Em pouco tempo essa percepção foi totalmente alterada.

Podemos comparar a entrada das redes sociais com a entrada do celular na vida das pessoas. No começo muita gente jurava que nunca precisaria de um celular, e que era o “fim dos tempos” ter que andar com o telefone no bolso. Hoje em dia, a grande maioria dos brasileiros não consegue mais viver sem o seu aparelho.

As redes sociais entraram para ficar na vida das pessoas e das empresas, e isso obviamente afetou o nosso tempo de alguma forma. Se usar bem essas ferramentas, você pode aproveitar dos benefícios, agora se usar mal, vai conseguir mais um ladrão de tempo para você se perder na sua rotina.

Muitas empresas me questionam se devem ou não liberar o acesso às redes sociais na empresa, e digo que deve ser proibido apenas se sua empresa revista os funcionários e proíbe a entrada de celular. Caso contrário, tem de estar liberado! Rede social é parte da vida e do tempo de todo mundo, ajuda a impulsionar muitos negócios, gera networking, contrata pessoas, busca informações, ajuda a pessoa a relaxar, a se comunicar, etc.


Na minha visão, as empresas e você precisam se preocupar como o uso consciente da ferramenta, ou do contrário, a má utilização poderá matar sua produtividade por completo. Se mesmo assim achar que deve bloquear, então use um meio termo: libere nos horários pré e pós-expediente.

Dicas sobre como não perder tempo com as redes sociais:




Participe de redes sociais relevantes
Você não precisa estar em 10 redes sociais, selecione as mais relevantes e que tenha o maior número de pessoas conectadas a seus objetivos. Eu participo apenas de 4 redes (atualizo pessoalmente): Twitter, Facebook, LinkedIn, Orkut, o resto não me agrega.






Desabilite os avisos de recados e mensagens
Configure suas redes para não ficar te avisando, apitando ou enviando e-mails a cada nova mensagem ou scrap que você receber. Se você visualizar todos os avisos, vai perder um tempo que você nem imagina e o que os olhos vêem, a curiosidade não consegue controlar, não é?







Tenha horários
Assim como no e-mail, nada de ficar com a rede aberta toda hora. Defina horário ou dias para atualizar e olhar suas redes. Costumo olhar minhas redes sempre de noite ou aos domingos. O twitter, quando estou na empresa, vejo três vezes por dia e olhe lá.







Utilize Softwares
Existem milhares de programas que ajudam você a atualizar suas redes sociais de forma simples e integrada. Recomendo o Tweetdeck, ele integra todas as minhas redes, ou seja, basta escrever uma vez para todas as redes serem atualizadas. O Echofon para Firefox também é excelente. Para celulares existem diversos, basta dar uma pesquisada para encontrar algum com a sua cara.





Dica para o twitter
Como o twitter está na moda, a minha dica é: siga poucas pessoas, mas com conteúdo relevante. Se você seguir muita gente não deve estar usando o twitter como fonte de conhecimento e provavelmente ele não deve estar agregando muito valor ao seu dia-a-dia, pois acaba tendo tantas mensagens que dificilmente você vai ver.




Redes Sociais é a invenção mais nerd que deu mais certo no mundo dos “pops”! Impossível viver sem, mas não se perca por causa dela, saiba usá-la com sabedoria e não jogue seu tempo no lixo!
Créditos: Christian Barbosa

Gostaria muito de ouvir seus comentários abaixo:
Tambem há outros posts na lateral >>


3 comentários:

  1. Muito boas a matéria e as dicas Renato! Sou assessor da Diretoria de Marketing da ADM Soluções, Empresa Júnior de Administração da UECE, e estamos revitalizando nossas mídias sociais! Atualmente utilizamos Orkut, Twitter e Blog, e quando assumimos a gestão da empresa, elas eram quase que inutilizadas. Suas dicas serão muito válidas!
    Desde já peço sua permissão para expor a matéria no quadro interno da ADM Soluções.
    parabéns e obrigado!

    Rômulo Bandeira
    Consultor em Marketing - ADM Soluções
    (85)3101-9936 / (85)8855-9602

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa matéria e concordo plenamente: sabendo usar, as redes sociais abrem portas. Pena que nosso povo brasileiro não seja educado a fazer bom uso dessas ferramentas.Acredito que o que acontece de ruim por intermédio das redes sociais é culpa da falta de educação da população e não pela existência das redes.
    Klébia Karina
    Agente Local de Inovação - Natal/RN

    ResponderExcluir
  3. Sou um trintão com os dois pés na geração Y. Uso Android, TweetDeck, TweetCaster no celular e Facebook. ENtendo que deveria sim ser liberado o acesso às Redes Sociais nas empresas, mas é claro que com bom senso. O YouTube nada agrega ao trabalho e deve sim ser bloqueado e, networking é sempre bem vindo.
    Uma rede que eu gosto muito também e você não mencionou é o 4sq (leia-se Foursquare), pois permite que você e seus amigos se encontrem ou mesmo troquem dicas sobre lugares. Recomendo!
    Agora, desabilitem os avisos nos celulares, pois ficar trabalhando com um telefone que apita a cada 3 minutos não é nada elegante no escritório.
    Abraços,
    Léo

    ResponderExcluir