domingo, 10 de outubro de 2010

Uma questão sobre sustentabilidade


Porque é que o modelo de pólo de crescimento não alavanca a proposta de desenvolvimento sustentável de forma concreta no país?


     Faz parte de nosso processo evolutivo o ato de modificar a natureza e o meio ambiente. Começamos a fazer pequenas intervenções afim de obter o máximo de recursos que podemos e terminamos gerando fortes impactos ambientais, pois temos sede de explorar sem nenhum tipo de preocupação com o risco que corremos de diminuir ou mesmo extinguir nossos recursos renováveis, e pior os não renováveis. O agravante é que temos a consciência do erro, e simplesmente o ignoramos. O homem perdoa, mas a natureza não!

     Atualmente, muito tem se pensado e discutido a respeito das questões climáticas e ambientais. Foram instituídos novas concepções de exploração consciente, o chamado desenvolvimento sustentável que se trata da utilização dos recursos naturais de forma menos agressiva e responsável com comprometimento e ações concretas, estas conseguem também fazer o reaproveitamento de materiais que não seriam mais utilizados e poderiam ser jogados em locais não adequados. Essa concepção social dá origem a belos objetos que aproveitam fibras de couro de peixe, que podem se tornar belas bolsas, sapatos e roupas ou mesmo as fibras de coco que estão virando matéria-prima para a confecção de estofados, inclusive de automóveis.

     Contraditoriamente, as empresas que “supostamente” implementaram este novo modelo de desenvolvimento, não tem dado conta de levar concretamente o desenvolvimento sustentável por diversos fatores que não justificam a não aplicação do modelo sustentável. Justificam- se dizendo que financeira e capitalmente o investimento não é lucrativo, ou mesmo por questão de conveniência das empresas, pois sempre estão visando o lucro, não importando se a obtenção deste respeite ou não a natureza.


    A ideia de implementação do desenvolvimento sustentável em caráter industrial é muito bela, mas infelizmente não é o que basta pra se fazer acontecer, pois em nosso país, ainda não se pode agregar este modelo de desenvolvimento enquanto a sociedade industrial e por consequencia, os próprios cidadãos enquanto não houver interesse de mudança de concepções e pelo menos ter a consciência de que é possível gerar renda, lucro, ajudar comunidades engajadas desde que o meio ambiente seja respeitado.

Sobre a autora: Myla Multimedia Estudante de Comunicação Social Multimídia e Letras pela UFPa, intusiasta de novas tecnologias e software livre.


Gostou? Acompanhe outros posts. Veja lateral  >>
Gostariamos muito de ter seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário