terça-feira, 7 de setembro de 2010

Saiba quais são os sete pecados de quem perde tempo

Para ser um empreendedor de sucesso, saber administrar bem o tempo é uma qualidade essencial. Muitas vezes, no entanto, parece que o relógio está “jogando contra” e fica difícil realizar tarefas e projetos dentro do prazo esperado. Em artigo publicado no portal Fator Brasil, Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, e fundador da Triad PS, empresa especializada em programas e consultoria na área de produtividade, apresenta o que considera “os sete pecados capitais” de quem perde tempo e deixa de produzir mais.





1- Não usar uma agenda. A agenda serve para otimizar o seu planejamento. Esquecer compromissos agendados durante a semana pode acontecer de vez em quando, mas se você não tiver algum meio de lembrar suas atividades, com certeza isso acontecerá sempre.









2- Má organização da semana. As pessoas acreditam que planejar a semana significa agendar todos os compromissos para segunda-feira. Isto é um erro. Você ficará tão acumulado com suas tarefas, que sua semana inteira será afetada pelo seu adiantamento.










3- Ambiente de trabalho desorganizado. Você mal consegue encontrar sua agenda na sua mesa? Então, comece já uma limpeza, deixe visível somente o que realmente necessita para exercer o seu trabalho. Assim, não perderá tempo à procura de sua agenda, caneta, óculos, etc.


 




4- Completar a agenda. Quem pensa que quando o dia está completo de compromissos vai render está enganado. As pessoas tendem a se esquecer das urgências, e elas sempre acontecem. Não lote a sua agenda de compromissos, deixe sempre algumas horas reservadas para as atividades extras que podem surgir.






5- Uso indevido da internet. A internet veio para tornar mais fácil o dia-a-dia e facilitar nosso trabalho, e não para tirar nosso foco das tarefas importantes. Ficar navegando durante horas e horas sem fins específicos pode se tornar uma das maiores perdas de tempo. Sempre que se conectar, tenha em mente o que procura e por que procura.





6- E-mail MSN. E-mail não foi feito para “trocar ideias” e conversar. Procure ser objetivo ao escrever correspondências eletrônicas. Foque o assunto e solicite uma resposta. Se for urgente mesmo, prefira ligar. O e-mail pode ser seu melhor aliado no trabalho, mas é fundamental saber usá-lo. Se você gosta de encaminhar correntes, por exemplo, não está no caminho certo.






7- Sem tempo para você: Deixar de cuidar das pessoas mais importantes da sua vida pode não ser uma boa ideia. Separe um tempo para você. Pode ser um curso que lhe traga satisfação ou a prática de exercícios. Lembre-se de que as pessoas à sua volta precisam de você e, para ajudá-las, você precisa estar bem consigo mesmo.




Fonte: blogdosempreendedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário