quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Analista de Mídias Sociais: Lenda ou Profissão?
Pra quem está ligado no que acontece no mercado digital, em especial no que diz respeito à publicidade já deve ter ouvido falar o termo “analista de mídias sociais”, cada vez mais tal conceito vem sendo difundido e massificado na web, principalmente através do Twitter. Mas para entender um pouco melhor o que faz um analista de mídias sociais, antes é necessário entender o conceito de mídias sociais. Mídia social é todo e qualquer canal de comunicação entre pessoas, não se restringido apenas a internet, ou seja, vale tanto o contato online quanto off-line. No entanto, na web esse conceito não é tão simples e parece viver em constante metamorfose, já que é recente e ainda não há uma verdade absoluta sobre o mesmo.
Recentemente o site Mashable divulgou uma pesquisa que revelava que mais de 15.000 usuários do twitter se auto-definiam como experts ou gurus das mídias sociais e isso tem gerado certo reboliço na tuitosfera com a guerra entre os que se dizem entendedores de mídias sociais e os que atacam dizendo que a maioria destes não passam de meros noobs dando tiro no escuro, tentando obter alguma relevância no microblog. O fato é que um analista de mídias sociais têm sido visto por muitos, principalmente os mais conservadores como a figura de um “jovem vagabundo” de 21 anos que se veste de maneira descompromissada, com um allstar gasto no pé, barba por fazer e que passa o dia todo na internet. Mas que porra de profissão é essa você deve se perguntar.
Bem, o correto é que há que separar o joio do trigo; existem muitos pseudo-publicitários que passam o dia em suas agências com o navegador aberto no twitter, Orkut, facebook, formspring, lastfm, com o Messenger aberto e entre um cafezinho e uma tuitada sobre sua série favorita, outro cafezinho e mais uma olhada em seus replies, vai deixando seus projetos de lado enquanto patrão e cliente ficam loucos porque o prazo está terminando e nada de resultado, mas sem problemas, afinal já são dez pras seis e amanhã ele começa a trabalhar (ou não). Pois é, por incrível que pareça isso é mais comum do que parece e espero que ao ler isto você não esteja se identificando com seu dia-a-dia. Mas como disse, é preciso separar o joio do trigo e nem tudo está perdido e sim, existem analistas de mídias sócias. Mas peraí, o que eles fazem Bial? Calma, o tio explica. O trabalho de um analista de mídias sociais para uma empresa deve ser feito antes de tudo de maneira minuciosamente planejada e orientada, não basta distribuir links com promoções ou serviços que a empresa oferece em qualquer lugar. O analista deve conhecer a empresa para qual ele irá prestar os serviços, seu histórico, público alvo, os concorrentes, a maneira como conduziu até ali sua imagem e como ela deverá ser conduzida a partir de agora. Um fator fundamental antes de entrar de cabeça na web é saber como a marca ou empresa em questão é vista pelos seus clientes ou consumidores, pois se ela estiver com o nome em baixa certamente o feedback será negativo e o resultado será desastroso, por isso cabe um estudo antes. Não adianta a empresa estar em todas as redes sociais que existem; o trabalho será mais eficiente se forem escolhidas 4 ou 5 redes no máximo e que estas sejam constantemente atualizadas. Manter um canal direto de relacionamento com o público alvo é uma boa ferramenta para obter um bom feedback para a marca/empresa, por isso é sempre bom por exemplo, atualizar o facebook, o canal no youtube, responder os replies no twitter, perguntas no formspring, desde de que claro, as perguntas sejam pertinentes, pois não se pode responder qualquer coisa só para manter o contato com o usuário.
Por fim, deve-se fazer levantamentos, gráficos, cruzar dados, fazer comparações entre todas as redes sociais, inclusive com as de seus concorrentes para saber o impacto que o trabalho do analista tem feito na empresa, ou seja, aí cabe justamente a análise de dados. Verifica-se onde se deve intensificar o trabalho, onde houve crescimento ou queda do interesse do público pela marca ou empresa na web. E é com isso que o analista poderá demonstrar os resultados de seu trabalho nas redes sociais ao dono da empresa, afinal o que interessa a ele são números, gráficos, resultados que comprovem a eficácia de seu trabalho na web.
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