domingo, 17 de outubro de 2010

Matriz SWOT para Social Media




Segundo Kotler, a análise SWOT (dos termos em inglês strenghts, weaknesses, opportunities, threats) consiste na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que existem nos ambientes de determinado negócio. A análise SWOT, ou então como também é conhecida, a Matriz FOFA, envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno.


  • Forças
  • Oportunidades
  • Fraquezas
  • Ameaças
Ambiente externo, por Kotler:
Uma unidade de negócios tem de monitorar importantes forças macroambientais (econômicas,demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais)...
Na seqüência, engatando na definição de ambiente interno, Kotler diz:
... e significativos agentes microambientais (clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros.
Para finalizar esta introdução um tanto quanto acadêmica, vamos manter em mente que "Oportunidades e Ameaças" são conclusões tiradas após análise do ambiente externo, enquanto "Forças e Fraquezas" são diagnosticadas após verificar o cenário interno.
A Matriz FOFA tem sido utilizada amplamente em todos os tipos de companhias para obter uma visão geral das questões críticas que envolvem os negócios. Você pode ter certeza de que todos os aspectos da análise SWOT podem ser utilizados no âmbito de Mídia Social. Sem construir essa análise, qualquer plano de marketing ou web marketing fica "desfalcado". É muito importante definir suas diretrizes antes de apostar em qualquer iniciativa.
Vamos conhecer alguns exemplos de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças no campo da Mídia Social?

Forças

  • Alta penetração ou alcance de mercado;
  • Membros ativos de comunidades que sinalizam possibilidade de se tornarem evangelizadores da sua marca;
  • Recursos como tempo e força de trabalho disponíveis para reagir rápida e efetivamente às movimentações em comunidades e redes;
  • Apoio dos executivos nível C /alta gerência para desenvolver campanhas de Mídia Social.

Fraquezas

  • Problemas para escalonar e/ou manter uma campanha de Mídia Social;
  • Deficiência quanto às ferramentas ou recursos para rastrear e/ou monitorar os resultados de campanhas de Mídia Social;
  • Campanhas de Mídia Social ineficazes, com objetivos não alcançados;
  • Dificuldade para treinar e/ou convencer a gerência sobre os princípios de Mídia Social.

Oportunidades

  • Criar presença online em sites onde a companhia ainda "não existe", como facebook e linkedin, por exemplo;
  • Existência de alvos ou nichos de mercado ainda inexplorados;
  • Promoções, descontos e ofertas que podem ser utilizadas através de plataformas de Mídia Social;
  • Possibilidade de realização de parcerias com anunciantes;
  • Possibilidade de penetração em um novo mercado geográfico.

Ameaças

  • Macrofatores, tais como economia, que podem afetar sua user base ou campanha;
  • Concorrentes utilizando o mesmo espaço e buscando atingir a mesma audiência, com campanhas similares;
  • Dúvidas sobre a sustentabilidade e continuidade das campanhas no mercado em questão;
  • Desconhecimento sobre os obstáculos que existem no caminho do sucesso.
Existem algumas perguntas que podem ser feitas para ajudá-lo a diagnosticar os elementos da análise SWOT. Veja abaixo:
  1. Os colaboradores/proprietários da empresa onde você trabalha utilizam atualmente os recursos de Mídia Social para uso pessoal e/ou têm consciência das interações existentes nas redes sociais presentes na Internet?
  2. A companhia onde você trabalha tem pessoas criativas e dispostas a desenvolver conteúdo relevante e de alta qualidade em uma base regular?
  3. A companhia onde você trabalha possui um bom sistema de gerenciamento de mudanças?
  4. Os colaboradores da companhia estão satisfeitos e motivados a ponto de a companhia se sentir confortável para permitir a interação entre Colaborador x Funcionário em plataformas de Mídia Social?
  5. Existem colaboradores desmotivados e insatisfeitos com o trabalho, que representem risco quanto ao que é publicado sobre a companhia em ferramentas de Mídia Social?
  6. Qual é a aceitação e familiaridade dos seus clientes e prospects quando ao uso de novas tecnologias?
  7. Seus clientes e prospects estão utilizando/adaptando-se às várias ferramentas de Mídia Social disponíveis atualmente? Quais são as redes e/ou ferramentas utilizadas?
  8. Seus clientes e prospects utilizam Mídia Social para fins pessoais ou profissionais?
  9. Qual é a forma de comunicação mais utilizada com seus clientes? Como esta comunicação pode ser afetada com a inserção de plataformas de Mídia Social?
  10. Caso sua companhia adote ações de Mídia Social, existe alguma maneira de mensurar as iniciativas?
  11. Você já identificou e/ou avaliou os esforços de seus principais concorrentes quanto à presença em Redes Sociais e outras ferramentas de Mídia Social? Caso a resposta seja afirmativa, quais ferramentas/redes seus concorrentes utilizam?
Muitas outras questões podem ser feitas, variando de negócio para negócio. O importante é manter o radar ligado, mesmo que no momento qualquer iniciativa em Mídia Social não seja prioridade para sua empresa.

Autora: Marcela Daniotti  - Via imasters

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